9 de dez. de 2012

DEPRESSÃO EM ÉPOCAS FESTIVAS






O fim do ano se aproxima...e esse é ainda mais especial, afinal tem muita gente deprê, por que ouviu dizer que o mundo irá acabar no próximo dia 21, por isso o artigo de hoje fala sobre depressão em épocas festivas e refiro-me particularmente às festas de fim de ano.

Muitas pessoas costumam ir na contramão da alegria no fim do ano, passando por episódios de dor e angústia; para elas, diminuir as cobranças e expectativas pode ser uma saída.

Fim de ano costuma ser sinônimo de festas, viagens, reuniões familiares e momentos de bem-estar. No entanto, nem todas as pessoas sentem-se inspiradas pelo clima festivo e acabam rodeadas por sentimentos negativos, ansiedade, angústia e depressão.

“Alguns se sentem depressivos por não ter mais seus entes queridos, fator que pode desencadear tristeza e melancolia”, afirma o psicólogo Alexandre Bez, especializado em relacionamento, ansiedade e síndrome do pânico.

Para Bez, o ideal é estar cercado de pessoas de quem se gosta e aumentar a interação com elas ao máximo possível. Seja um amigo, um cônjuge ou um vizinho. “Participar de ações beneficentes também ajudam a promover o bem-estar. O importante é não se afastar das comemorações, para não deixar que elas passem em branco”, afirma o especialista.

Cobranças em excesso
É comum no fim do ano avaliar como nos saímos durante os meses anteriores, questionando metas e desempenhos. “As cobranças podem ser de ordem familiar, religiosa, profissional e pessoal, resultante das metas que o indivíduo traçou e, por inúmeros motivos, não foi capaz realizar”, declara Bez.

“Mas é preciso ter cuidado com essas exigências e, principalmente, com as expectativas em relação ao ano seguinte. “Todos estes fatores que levam a ansiedade, depressão ou fobia são inerentes a cada pessoa, mas há maneiras de reverter o quadro”, declara. A terapia, por exemplo, pode evitar os sentimentos negativos e trazer à tona o que estava no inconsciente; fazendo com que se cure mais facilmente este mal-estar e desapareça o sintoma da ‘fobia de fim de ano’.


(Fonte: www.portaleducação.com.br)


Desejo à você paz, saúde, sorte e sucesso sempre!

Jô Lessa

Um comentário:

  1. Sogrusca,

    Sendo este o momento de união para a propagação da felicidade e afastamento das tristeza, façamos o que temos feito costumeiramente. Que possamos estar todos juntinhos nessa virada de ano, e celebrando o amor e os 365 dias de oportunidade de crescimento intelectual, profissional, familiar e pessoal.
    Muitos beijinhos orgulhosos da sua norusca que te ama muitão!!!

    Mari

    ResponderExcluir

Ajude-me a ajudar o maior número de pessoas possível, pois acredito que ainda há tempo de transformarmos o mundo, nos transformando em pessoas melhores. Deixe o seu comentário e muito obrigada!